Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Às Cavalitas do Vento

Qui | 14.04.16

ao teu feitiço, Ericeira


O meu coração ficou atracado àquele fim-de-semana mágico na Ericeira. Podia começar simplesmente como tantas outras histórias de encantar: "era uma vez uma princesa índia"; mas nunca conseguiria fazer jus às memórias que guardo delicadamente num lugar especial do meu coração e que irei reviver para a toda a vida. É um lugar só meu, para onde deixo os meus pensamentos viajar às cavalitas do vento. Lá, onde a canção do mar é melodiosa, a areia o meu chão preferido, o céu a explosão de cor mais sublime que já contemplei. 



A convite do grupo byÉME, tive a oportunidade de ficar hospedada no Ericeira Boutique Flat, no centro da vila. Chegámos numa gélida noite de sexta-feira e fomos agradavelmente recebidos pelo gerente do espaço, João Malaquias. À nossa espera tínhamos um apartamento decorado em tons de branco, vermelho e azul, com vários apontamentos marítimos, tão típicos desta pitoresca zona de pescadores e de surfistas. Na mesa da sala de estar foi-nos deixada uma garrafa de vinho e dois pastéis de nata. A lareira ansiava por crepetir e aquecer a atmosfera, como, mais tarde, veio a acontecer. Imaginei-me naquela noite de açucenas, com aroma a jasmim, descrita por Rosa Lobato de Faria. Mas o melhor ainda estava para vir!


Procurávamos um lugar para jantar e aproveitar da melhor forma a nossa primeira noite fora da cidade, por isso recorremos à nossa aliada nestas alturas de indecisão, a app Zomato. Rapidamente percebemos que o único restaurante da praia de Ribeira d'Ilhas servia algumas refeições vegetarianas. Na muche! Aconselho-vos os noodles com legumes, o spaguetti integrale com espinafres e camarão, e, como não poderia deixar de ser, os refrescantes mojitos. Sim, são devaneios de quem aguarda ansiosamente o regresso das noites quentes de verão nos rooftops de Lisboa.


Já de regresso a casa e embalada pelo ímpeto das ondas, adormeci feliz por saber que na manhã seguinte, por volta das 10h, teria uma cesta de piquenique à porta. Tal como nos filmes, o pequeno-almoço saudável chegou aos nossos braços à hora marcada. Aproveitámos os primeiros raios de sol quentes para tomarmos a refeição na varanda, para podermos olhar para o mar e sentir a sua inebriante brisa. Ao som do reggae de Tell Me When, de Benjaminz, provámos o nosso pão de cereais, croissants acabadinhos de fazer, fruta, compotas, iogurtes, sumo natural de laranja, leite, chá e café. 


Já vos confidenciei que não consigo passar sem o meu café da manhã? Para tornar o início de dia ainda mais agradável, aprofundei o estudo do mindfulness (em grande medida graças ao livro Meditação e Mindfulness, de Andy Puddicombe, autor da app Headspace, gentilmente cedido pela editora Nascente) e aproveitei para meditar. Fazê-lo ao nascer do sol é das melhores sensações do mundo, garanto-vos! 


De mochila às costas, quais exploradores, escalámos rochedos e partimos à descoberta das praias das redondezas. Optámos por preparar o almoço no apartamento: beringelas recheadas com milho, cogumelos, queijo e tomate cereja. Experimentem, pois é um verdadeiro manjar dos deuses. Queríamos aproveitar a tarde para caminhar pelas ruas da Ericeira, à procura de tesouros preciosos. Visitámos uma loja de beneficência de três velhinhas absolutamente encantadoras. Em cada divisão desta casa aberta ao público havia uma parafernália de peças vintage, que tanto me fizeram lembrar a casa da minha avó Tília. Trouxe comigo uma edição antiga do livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso, de Deepak Chopra. E ainda tive direito a um miminho do meu adorado Egito. 


Mas a nossa aventura ainda nos reservava bastantes surpresas. Uma das nossas melhores descobertas foi a KFÉ Coffee Shop, na rua de Santa António. A especialidade deste espaço alternativo, de aspeto nórdico, é, claro está, o café. Além disso, a gerência do espaço teve em atenção as exigências e intolerâncias alimentares dos clientes, de modo que existe a opção de beber um cappuccino feito com leite de amêndoa ou de soja. Não podem deixar de experimentar a torrada de pão de centeio com manteiga de amendoim, banana e lascas de coco.

A Loja da Amélia entrou diretamente para o meu top dez de supermercados convidativos. Na verdade, trata-se de uma mercearia um pouco fora do normal. É ampla, repleta de corredores e expositores, qual biblioteca de Hogwarts. As prateleiras são guardiãs de uma panóplia de opções biológicas. Não saí de mãos a abanar; não conseguia! No saquinho, veio uma batata doce laranja e flocos de quinoa.


Aproveitámos o final de tarde para dar uma volta com o Mazda CX-3 (o nosso carro de teste) pela Várzea de Sintra e pelas Azenhas do Mar, um dos meus postais preferidos de Portugal. A magia aconteceu quando dei por mim a revisitar um dos cantinhos que mais me falava ao coração, o Gourmet da Maria. Foi, em tempos, um dos meus primeiros mimos de domingo, mas desta vez teve um sabor diferente. Quando sentes que a tua companhia está realmente ali, contigo, a escutar com atenção os teus sonhos, tudo parece fazer sentido. 


Explorámos também uma das várias mansões assombradas das Azenhas do Mar, em Sintra, alimentando assim o nosso fascínio pelas histórias que Vanessa Fidalgo conta acerca do nosso Portugal espiritista. O pôr de sol que se seguiu é uma das recordações mais bonitas que tenho. O céu parecia ter sido pincelado com as cores do arco-íris e poder sentir que estava prestes a alcançá-lo, no telhado de uma das casas mais elevadas da encosta, foi como alcançar o Paraíso.



O domingo anunciava a chegada da chuva, talvez em consonância com o sentimento de tristeza que aos poucos se apoderava de nós. Dizer adeus à Ericeira e a um fim de semana de merecido descanso pesava no coração. O que é bom acaba depressa, já diz o ditado popular; mas a beleza da vida está na importância que damos ao positivismo e aos pormenores que se escondem por detrás da negrura. Aproveitei as últimas horas no Ericeira Boutique Flat para abrir a ampla janela da sala de estar, respirar o ar puro, deixar-me abraçar pelo vento e meditar. Bebi o meu Rebel Kitchen de café (feito a partir de bebida de coco), uma lembrança do 'nosso' KFÉ, e sentei-me no chão a relaxar, saboreando cada momento. 

Antes do nosso regresso a Lisboa, decidimos almoçar pela vila, num dos restaurantes que tinha chamado a nossa atenção durante o passeio de sábado. O Vira Copos prima pela decoração rétro, com portas envelhecidas pelo tempo a servirem de mesas e loiça desirmanada. Este espaço serve tapas e vinho, ainda que a especialidade da casa seja o bolo do caco com picanha. Pequei, é verdade; voltei a comer carne, mas nos últimos tempos tenho sido bastante fiel às minhas crenças e, sobretudo, à minha ligação intensa à natureza. Nota 10 para esta dica da Zomato!

Espero que tenham ficado com vontade de fazer uma visita ao Ericeira Boutique Flat e viver um fim de semana de sonho, tal como o meu. Deixo-vos com a playlist que criei em jeito de homenagem a esta doce recordação. A banda sonora acompanhou-nos para todo o lado e espero que seja uma fonte de inspiração para vós. Stay tuned!

Grupo by Éme - Ericeira Boutique Flat
Rua São Vicente, 1
Ericeira
reservas@byeme.pt

---
Todas as fotografias foram captadas com o Samsung Galaxy S7, smartphone gentilmente cedido pela marca.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.