No domingo passado decidimos experimentar um novo espaço, distanciado do bulício citadino, por isso optámos por pesquisar a vasta lista de restaurantes com
Zomato Gold. Enquanto fazíamos
scroll pelos subúrbios da capital houve um nome que, imediatamente, despertou a minha curiosidade e que fez com que começasse a cantarolar o
Fado Toninho, dos Deolinda. "Agarrem-nos que nos vamos a ele", dizíamos nós - e não é que fomos mesmo? E demos-lhe forte e feio nas iguarias. De apetite aguçado, viajámos até
Oeiras para comprovar as promessas das recomendações que nos foram chegando.
E a verdade é que, como vos confidenciei pelo Instagram, o Beija-me Burro entrou diretamente para o meu
TOP 10 de restaurantes de eleição de 2017, tendo alcançado o mesmo patamar de lugares como o Boa Bao e o Pasta Non Basta, que, ainda que se foquem em especialidades de cozinha totalmente diferentes, reúnem todos os requisitos para serem as verdadeiras pérolas (ou ovos de Colombo) do nosso país.
![]()
Chegados ao nosso destino, não tivemos qualquer dificuldade em encontrar lugar para estacionar, ao contrário do que tínhamos lido em comentários de anteriores clientes. A razão da desocupação poderá estar relacionada com o facto de ser o mês de férias da grande maioria dos portugueses, mas estando situado numa urbanização-dormitório com pouco comércio ao seu redor, concluímos que noutras alturas do ano poderá ser igualmente acessível.
A fachada passa despercebida numa primeira passagem, mas o bom gosto impera quando nos aproximamos da porta número 8 da Rua Doutor António Patrício Gouveia. O atendimento, atencioso e acolhedor, deixou-nos tão à vontade, que nos apeteceu colocar todas as questões acerca da combinação de ingredientes na primeira troca de palavras. Absorvemos cada detalhe, sabor e aroma da carta de vinhos nacionais e de petiscos, servidos em tostas de pão caseiro, e demorámos o olhar na "petiscada". Esta opção permite-vos conjugar quatro pratos do cardápio (com um preço fixo de 14.30 €), nas suas versões de peixe, carne e vegetariana. Salmão marinado com húmus de feijão branco, camarão salteado com creme de alho doce, ovos mexidos com pimentos e batata cozida, e cogumelos selvagens com molho holandês, foram as nossas escolhas. As doses foram servidas na porção certa e empratadas numa aprazível tábua de madeira. Todas estas delícias gastronómicas foram acompanhadas de uma sangria tinta da casa, fresca e adocicada - foi, talvez, a melhor que me passou pelas papilas gustativas até hoje.
![]()
Como esta refeição se queria demorada, sem compromissos ou horas marcadas, à nossa mesa chegaram
batatas fritas caseiras, aninhadas num púcaro vintage de esmalte, e uma
frigideira de camarões Beija-me Burro. Como já tínhamos aconchegado o estômago com um cesto de pães, a manteiga caseira, o azeite avinagrado e as tapas, sentimos que uma dose de marisco seria a decisão ideal para uma nova partilha a dois.
![]()
Para darmos por encerrado o nosso agradável banquete pedimos três bolas de gelado artesanais, com sabores mais exóticos: Blue Curaçao com pepitas de chocolate, poejo e mousse de limão. Nhami! A verdade é que não houve nada que fosse menos bom ou que não nos satisfizesse por completo, por isso ficámos com vontade de regressar, reunir e apaixonar os nossos amigos mais exigentes e experimentar um gin na esplanada. E, quem sabe, reencarnar a arroxeada e irascível mulher do Donkie, no clássico da Dreamworks, Shrek. Are we there yet?
❤
Beija-me Burro
Rua Doutor António Patrício Gouveia, 8, Loja B, Oeiras e São Julião da Barra, Oeiras
Cozinha: Tapas e petiscos
Preço médio: 25 € para duas pessoas
Aberto das 12h00 às 24h00 (fecha à terça-feira)
Telefone: 96 162 09 47 / 21 441 29 76